sábado, 7 de abril de 2012

Brasil x Portugal ou vice versa...

No Brasil:
  • Média da reforma (aposentadoria) no Brasil: 337 Euros;
  • Prazo para um exame clínico na pelo sistema de saúde pública, com especialidade (tomografia, mamografia, etc): 12 à 18 meses;
  • Média (mensal) da tarifa do ônibus/metrô em São Paulo - 2 bilhetes/dia: 83 Euros
  • Renda média do trabalhador brasileiro: 560 Euros

Em Portugal:
  • Média da reforma (aposentadoria) em Portugal: 397 Euros;
  • Prazo para um exame clínico na pelo sistema de saúde pública, com especialidade (tomografia, mamografia, etc): alguns poucos dias;
  • Média (mensal) da tarifa do ônibus (autocarro)/metrô em Lisboa - 2 bilhetes/dia: 27 Euros
  • Renda média do trabalhador português: 894 Euros

E por ai vai....
Resumo da ópera:O brasileiro ganha menos e paga mais (por péssimos serviços).Os portugueses ganham mais e pagam menos por bons ou ótimos serviços (Isso se comparado aos serviços públicos brasileiros, não nos níveis europeus, claro).

O que os portugueses (e europeus) não entendem, é que o Brasil (governo) faz propaganda enganosa para conseguir investimentos (estrangeiros) no país. E consegue. E o povo - patriota e inocente que é, também faz a mesma propaganda, ou seja: "aqui está tudo lindo.. um paraíso na Terra!". Bah!

Na real; o povo brasileiro passa muito - mas muito mesmo - apertado. O brasileiro não sabe, pois nunca teve, o que é uma saúde pública boa, que funcione.O povo português não sabe, pois nunca teve, o que é uma saúde pública ruim, que não funciona MESMO.

O brasileiro não sabe o que é um ônibus (autocarro) urbano bom, pois nunca teve.O povo português não sabe o que é um ônibus (autocarro) urbano ruim, pois esqueceu-se desse tempo.

O brasileiro não sabe o que é um metrô/trem (comboio) bom, pois nunca teve.O português não sabe o que é um metrô/trem (comboio) ruim, pois não o tem.


Repito: e por ai vai...

E vocês, irmãos portugueses, com todo respeito, ainda reclamam.
Vocês, amigos portugueses, são felizes e não sabem.
Mas concordo com vocês num ponto: vocês teem mesmo que reclamar, brigar, protestar, pois nivelar por baixo... ah... isso é coisa de brasileiro.


Desconheco a autoria, recebi por email, mas está perfeito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar, porém, comentários anônimos não serão aceitos.

Postagens populares